Política de Privacidade


Documento traz as regras sobre a privacidade do ambiente virtual de aprendizagem. Sua anuência é obrigatória para prosseguir com o seu acesso.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (“AVA”)


Versão atualizada em: 13 de dezembro de 2021

 

Controlador: INSTITUTO UNIBANCO, com sede na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, na Avenida Paulista, nº 2.073, Galeria “E”, Conjunto Nacional, Horsa II, 7º e 8º andares, Bela Vista, CEP 01311-940, inscrito no CNPJ/ME sob o nº 52.041.183/0001-97 (“Instituto Unibanco”).

 

Esta Política de Privacidade (“Política de Privacidade”) contém informações sobre a coleta, o uso, o processamento e o compartilhamento de Dados Pessoais realizados pelo Instituto Unibanco, durante o acesso e a utilização do endereço eletrônico disponível em https://formacao.institutounibanco.org.br/ (“Site e/ou do Aplicativo”) do Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio do quais o Usuário poderá acessar conteúdos disponibilizados pelo Instituto Unibanco, tais como vídeo, animações e textos, além da realização de atividades de verificação da aprendizagem (“Conteúdo”).

 

Esta Política de Privacidade foi implementada de acordo com as obrigações estipuladas pela Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (“MCI”), e pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2019 (“LGPD”), bem como pelas demais leis e regulamentos aplicáveis ao Tratamento de Dados Pessoais dos Usuários (“Legislação de Proteção de Dados Aplicável”).

 

1. DEFINIÇÕES

 

1.1.            Para os fins desta Política de Privacidade, os termos iniciados em letra maiúscula, exceto se definidos de outra forma nessa Política de Privacidade ou na Legislação de Proteção de Dados Aplicável, terão os significados abaixo estabelecidos:

 

1.1.1. Endereço de Protocolo de Internet (Endereço IP): o código atribuído a um terminal de uma rede para permitir sua identificação, definido segundo parâmetros internacionais.

 

1.1.2. Internet: o sistema constituído do conjunto de protocolos lógicos, estruturado em escala mundial para uso público e irrestrito, com a finalidade de possibilitar a comunicação de dados entre terminais por meio de diferentes redes.

 

1.1.3. Senha: conjunto de caracteres que pode ser constituído por letras e/ou números, com a finalidade de verificar a identidade do Usuário para acesso ao Site e/ou ao Aplicativo.

 

1.1.4. Site e/ou Aplicativo: o site e o aplicativo disponibilizados no endereço https://formacao.institutounibanco.org.br/ do Instituto Unibanco por meio dos quais o Usuário acessa o Conteúdo.

 

1.1.5. Usuários (ou “Usuário”, quando individualmente considerado): todas as pessoas físicas que utilizarão os Sites e/ou Aplicativos, maiores de 18 (dezoito) anos ou emancipadas e totalmente capazes de praticar os atos da vida civil ou os absolutamente ou relativamente incapazes devidamente representados ou assistidos.

 

2. OBJETIVO

 

2.1. O Instituto Unibanco preza pela segurança e confidencialidade das informações fornecidas pelos Usuários. Por esta razão, adotamos as medidas necessárias para resguardar os direitos, as quais podem ser encontradas nesta Política de Privacidade, que é parte integrante dos Termos de Uso (“Termos de Uso”), disponíveis em https://formacao.institutounibanco.org.br/termo.  

 

2.2. Este documento detalha como tratamos os dados pessoais e demais informações do Usuário, e esclarece como são coletados, acessados, armazenados, utilizados, processados, transferidos e divulgados os seus dados pessoais, e ainda, como permitimos que o Usuário, acesse, retifique, apague ou restrinja o tratamento deles.

 

2.3. Os conceitos de “tratamento”, “controlador”, “operador”, “titular de dados” e “dados pessoais” são utilizados de acordo com as definições da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (“LGPD”).

 

2.4. O Instituto Unibanco se reserva o direito de modificar esta Política de Privacidade, entretanto, garantindo a notificação aos Usuários. Manteremos públicas e acessíveis quaisquer novas versões desta Política de Privacidade em nosso Site.

 

3. QUAIS DADOS SÃO COLETADOS:

 

Para permitir o acesso ao a determinado conteúdo do Site e/ou do Aplicativo, bem como manter o Site e/ou o Aplicativo operantes e atualizados e manter um relacionamento com o Usuário, o Instituto Unibanco poderá coletar as informações e dados pessoais a seguir indicados.

 

3.1. Informações e dados pessoais necessários para acesso ao conteúdo restrito

 

3.1.1. O Site e/ou o Aplicativo podem possuir áreas de conteúdo aberto como de conteúdo restrito. Para que o Usuário acesse o conteúdo restrito, pode ser necessário a realizar cadastro no Site e/ou no Aplicativo, mediante a criação de um perfil com login e Senha, e fornecimento de todos ou alguns Dados Pessoais de cadastro, tais como: nome completo, e-mail, telefone, CPF, cargo e nome da escola/nome da regional e INEP da escola (“Dados de Cadastro”).

 

3.1.2. O Usuário se responsabiliza pela precisão e veracidade dos Dados de Cadastro informados e reconhece que a inconsistência destes poderá implicar a impossibilidade de acessar o Site e/ou utilizar o Aplicativo.

 

3.2. O Usuário assume inteira responsabilidade pela guarda, sigilo e boa utilização do seu login e senha cadastrados, isentando o Instituto Unibanco de qualquer responsabilidade.

 

3.3. O login e a Senha só poderão ser utilizados pelo Usuário cadastrado, sendo expressamente proibido o compartilhamento de login e/ou Senha com quaisquer terceiros.

 

3.2. Informações e dados pessoais coletados durante a utilização do Site

 

3.2.1. O Instituto Unibanco poderá coletar informações de navegação ou dados pessoais de forma automatizada, a partir de cookies. Os cookies são pequenos arquivos que podem ou não ser adicionados no seu Terminal e que permitem armazenar e reconhecer dados da sua navegação. Todos os cookies podem ser desabilitados ou gerenciados pelos Usuários por meio das opções de configuração do navegador acessado.

 

3.2.2. Em sua navegação no Site e/ou no Aplicativo, poderão ser utilizados 03 (três) tipos de cookies:

 

(i) Cookies de Autenticação: servem para reconhecer um determinado Usuário, possibilitando o acesso e utilização do Site e/ou do Aplicativo com conteúdo restrito e proporcionando experiências de navegação mais personalizadas. Os Cookies de Autenticação não coletam dados pessoais para fins de marketing.

 

Os Cookies de Autenticação podem coletar os seguintes dados pessoais:

 

(a) Endereço IP;

 

(b) Código ID (IMEI) do aparelho mobile pelo qual o Usuário acessou o Site e/ou o Aplicativo;

 

(c) Informações referentes à data e hora de uso do Site e/ou do Aplicativo por um determinado Usuário, a partir de um determinado Endereço IP.

 

(ii) Cookies de Segurança: são utilizados para ativar recursos de segurança do Site e/ou do Aplicativo, com a finalidade de auxiliar o monitoramento e/ou a detecção de atividades maliciosas ou vedadas pelos Termos de Uso, bem como de proteger as informações do Usuário do acesso por terceiros não autorizados. Os Cookies de Segurança não coletam dados pessoais para fins de marketing.

 

Os Cookies de Segurança podem coletar os seguintes dados pessoais:

 

(a) Localização geográfica;

 

(b) Sistema operacional utilizado pelo Usuário;

 

(c) Navegador e suas respectivas versões;

 

(d) Endereço IP;

 

(e) Código ID (IMEI) do aparelho mobile pelo qual o Usuário acessou o Site e/ou o Aplicativo;

 

(f) Informações referentes à data e hora de uso do Site e/ou do Aplicativo por um determinado Usuário, a partir de um determinado Endereço IP.

 

(iii) Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho: a finalidade deste tipo de cookie é ajudar a entender o desempenho do Site e/ou Aplicativo, medir a audiência do Site e/ou Aplicativo, verificar os hábitos de navegação dos Usuários no Site e/ou Aplicativo, bem como a forma pela qual chegou na página do Site e/ou Aplicativo (por exemplo, através de links de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço). Os Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho permitem armazenar as preferências dos Usuários e customizar sua experiência na utilização do Site, podendo coletar dados pessoais para fins de marketing. Esses cookies podem ser desabilitados ou gerenciados pelos Usuários, por meio das opções de configuração do seu respectivo navegador. Contudo, ao decidir pela proibição do uso desses cookies, o Usuário está ciente e reconhece que é possível que o Site e/ou Aplicativo não desempenhe todas as suas funcionalidades.

 

Os Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho podem coletar os seguintes dados pessoais:

 

(a) Localização geográfica;

 

(b) Sistema operacional utilizado pelo Usuário;

 

(c) Navegador e suas respectivas versões;

 

(d) Resolução de tela;

 

(e) Java (linguagem de programação);

 

(f) Reprodutor de flash instalado;

 

(g) Endereço IP;

 

(h) Código ID (IMEI) do aparelho mobile pelo qual o Usuário acessou o Site e/ou Aplicativo;

 

(i) Informações referentes à data e hora de uso do Site e/ou Aplicativo por um determinado Usuário, a partir de um determinado Endereço IP;

 

(j) Informações referentes às quantidades de cliques e tentativas de uso do Site e/ou Aplicativo, bem como de páginas acessadas pelo Usuário.

 

3.3. O Site e/ou o Aplicativo podem conter links para sites de terceiros, que não estão sujeitos às disposições desta Política de Privacidade. É recomendado que os Usuários consultem as Políticas de Privacidade de terceiros antes de interagir com os seus sites. O Usuário está ciente e concorda que a existência desses links não constitui endosso ou patrocínio de website(s) de terceiros e reconhece estar sujeito aos termos de uso e políticas de privacidade do(s) website(s) respectivo(s).

 

4.  COMPATILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

 

4.1. Os dados pessoais coletados durante a utilização do Site e/ou Aplicativo poderão ser compartilhados com terceiros prestadores de serviços do Instituto Unibanco, casos em que serão compartilhados apenas os dados necessários, somente para executar atividades solicitadas pelo Instituto Unibanco e serão tratados de acordo com a legislação aplicável e com os termos desta Política de Privacidade. O Instituto Unibanco poderá, ainda, compartilhar os dados pessoais com organizações públicas ou privadas com o objetivo de dar cumprimento às obrigações legais.

 

5. FINALIDADES PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

 

5.1. Consentimento, execução de contrato ou procedimentos preliminares:

 

1.                  Criação de Cadastro no Site e/ou no Aplicativo;

2.                  Cadastro no mailing e newsletter;

3.                  Verificar os hábitos de navegação dos Usuários no Site e/ou Aplicativo; e

4.                  Verificar a forma pela qual chegaram na página do Site e/ou Aplicativo (por exemplo, através de links de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço).

 

5.2. Legítimo interesse:

 

1.             Melhorar a performance do Site e do Aplicativo e medir a sua audiência;

2.             Avaliar estatísticas relacionadas ao número de acessos e uso do Site e/ou Aplicativo, seus recursos e funcionalidades;

3.             Criar relatórios de uso internos para desenvolver novos serviços e conteúdo;

4.             Para identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais estratégias do Instituto Unibanco;

5.             Realizar nossos procedimentos internos de gerenciamento e de negócios, por exemplo, contabilidade, auditorias, gerenciamento de dados principais e verificação de crédito;

6.             Para realização de análises relacionadas à segurança do Site e/ou Aplicativo, aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas antifraude;

7.             Para fins de marketing e publicidade direta dos Usuários;

8.             Para permitir a comunicação entre os Usuários e o Instituto Unibanco, inclusive mediante o envio e recebimento de e-mails;

9.             Para permitir fornecimento de conteúdo mais personalizados e adequados às necessidades dos Usuários, tais como páginas de perfil, atualizações, conteúdos e anúncios relevantes;

10.         Para funções de gerenciamento de relacionamento com Usuário; e

11.         Lidar com questionamentos ou reclamações.

 

5.3. Cumprimento de obrigação legal e exercício regular de direitos em processo:

 

1.                  O Instituto Unibanco trata dados pessoais quando necessário para cumprir as obrigações legais aplicáveis, inclusive com relação aos relatórios financeiros e regulamentares, relatórios de eventos adversos e obrigações fiscais, entre outros ou para fins de exercício regular de direito em processo judicial, administrativo ou arbitral.

 

6. COMO ARMAZENAMOS E PROTEGEMOS OS DADOS PESSOAIS

 

6.1. O Instituto Unibanco toma todas as providências técnicas e organizacionais para proteger os dados pessoais e dos Usuários do Site e/ou Aplicativo contra perda, uso não autorizado ou outros abusos.

 

6.2. Os dados pessoais são armazenados de forma encriptada em um ambiente operacional seguro e confiável que não é acessível ao público, através de parceiros que podem estar localizados no Brasil ou nos Estados Unidos da América. Na contratação destes serviços o Instituto Unibanco preza por empresas que confiáveis que empregam alto nível de segurança no armazenamento dos dados pessoais, com o estabelecimento de contratos em conformidade com a legislação aplicável.

 

6.3. Nós nos esforçamos para proteger os dados pessoais que armazenamos, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos.

 

6.4. Além de adotar boas práticas de segurança em relação a seus dados pessoais, caso  o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, por favor entre em contato conosco através do e-mail: privacidade-iu@institutounibanco.org.br.  

 

7. DIREITO DOS TITULARES

 

7.1. Ao utilizar o Site e/ou Aplicativo e fornecer os seus dados pessoais, o Instituto Unibanco assegurará os direitos previstos em lei, a saber:

 

a)      Acesso aos dados pessoais: Ter ciência das informações e dados pessoais tratados pelo Instituto Unibanco no Site e/ou Aplicativo;

 

b)      Correção: Solicitar a correção dos dados pessoais armazenados no Site e/ou Aplicativo;

 

c)      Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados excessivos, desnecessários ou tratados em desconformidade com a LGPD: Neste caso, o Instituto Unibanco conduzirá uma análise para verificar o excesso ou qualquer desconformidade no Tratamento de Dados Pessoais;

 

d)      Exclusão do Cadastro: Solicitar a exclusão do cadastro realizado no Site e/ou Aplicativo. Neste caso, é possível que alguns dados permaneçam armazenados para cumprimento das obrigações legais ou para exercício dos direitos do Instituto Unibanco;

 

e)      Revogação do Consentimento: Revogar o consentimento fornecido para algumas funcionalidades, por meio do opt-out;

 

f)       Portabilidade dos dados pessoais a outro fornecedor de produtos ou serviços: Solicitar a portabilidade dos dados pessoais para outro fornecedor de produtos ou serviços em formato interoperável, como um arquivo txt;

 

g)      Revisão das decisões automatizadas: Solicitar a revisão de uma decisão exclusivamente automatizada e que afeta seus interesses.

 

7.2. Caso seja necessário, disponibilizamos o contato pelo canal: privacidade-iu@institutounibanco.org.br para o exercício dos direitos previstos nesta Política de Privacidade. 

 

8. PERÍODO DE ARMAZENAMENTO

 

8.1. Os dados pessoais coletados pelo Instituto Unibanco serão objeto de tratamento somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

 

8.2. Todos os dados pessoais coletados serão excluídos quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os serviços pelo Instituto Unibanco, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos do Instituto Unibanco. Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação dos dados pessoais, a finalidade de processamento dos dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1. O Instituto Unibanco se reserva o direito de modificar esta Política de Privacidade, entretanto, garantindo a notificação aos Usuários. Manteremos públicas e acessíveis quaisquer novas versões desta Política de Privacidade em nosso Site.

 

10. CONTATO

 

10.1. Caso tenha alguma dúvida com relação a nossa Política de Privacidade ou sobre como tratamos seus dados pessoais, por favor, entre em contato conosco enviando um e-mail para privacidade-iu@institutounibanco.org.br .



Este é um site que não é de produção